diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: México e suas belas paisagens...Uma delas a península de Yucatan BlogBlogs.Com.Br

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

México e suas belas paisagens...Uma delas a península de Yucatan

 O México é sem duvida um dos países mais belos do mundo,com uma geografia peculiar.
Herança dos antigos povos que ali habitavam.
Com uma área total de 1,972,550 Km² o país é conhecido pelas belas paisagens que fundem o novo e o antigo com muito charme.






Pólos extremos de uma nação guerreira.
A Cidade do México é o centro econômico e político do país e  uma das maiores metrópoles do mundo sendo responsável por uma quinta parte do PIB nacional do México e é a cidade mais rica e populosa do país, com mais de 9,5 milhões de habitantes .
Com uma área total de 1,972,550 Km² o país é conhecido pelas belas paisagens que fundem o novo e o antigo com muito charme.
A área metropolitana da Cidade do México ocupa o 8º lugar das cidades mais ricas do mundo ao possuir um PIB de 315 bilhões de dólares que deve se duplicar até 2020, colocando-a em sétimo lugar e em 4º lugar no continente.

A Cidade do México foi fundada pelos Astecas e corresponde à antiga Tenochtitlán, que exerceu desde os tempos coloniais uma notável influência intelectual em toda a América espanhola. Nessa época, com mais de 250 mil habitantes, a cidade já figurava entre as maiores do mundo.
A cidade é moderna, com intensas movimentações financeiras e negócios de primeiro mundo, em grande parte influenciados pela fronteira com os Estados Unidos.




 A península de Iucatã ou Iucatão (do castelhano Yucatán) é a porção setentrional de mesoamérica, que divide o Golfo de México do Mar Caraíbas no extremo sudeste da América do Norte e a parte norte da América Central, com um território de aproximadamente 145,000 Km² sendo assim é com isso a grande península do continente americano que adentra ao oceano Atlântico na América Central, constituindo-se no extremo sudeste do território do atual México, a oeste da Cuba e a nordeste da Guatemala. Foi o berço de grandes civilizações pré-colombianas como a dos maias e dos olmecas.
Na maioria deste território, com excepção de parte-a sul e dos litorais, é terra caliza e dura, carente de rios e de montanhas importantes, na que a água, para voltar ao mar, rompe brecha no subsuelo uma vez atingido o manto freático, formando cavidades e aguadas interiores conhecidas como cenotes, que os antigos pobladores, os mayas, usaram como reserva vital da água.
Na porção norte do litoral, a uns 7 Km. ao oriente do Porto de Progresso (Yucatán)
Progresso, encontra-se uma pequena população veraniega e de pescadores chamada Chicxulub em onde se estima que caiu um aerolito gigantesco denominado Baptistina, faz 65 milhões de anos, que formou um cráter gigantesco de aproximadamente 180 Km. de diámetro e que teve entre outras consequências desastrosas, o desaparecimento dos dinossauros da face da terra.
Em parte-a nordeste da península, a mais calcárea, a que foi mais agreste, se cultivó desde tempos inmemoriales o henequén, planta originaria da região, e que desde mediados do século XIX deu origem a uma agroindustria, que por muitos anos foi a principal actividade económica peninsular.
A Conquista de Yucatán levada a cabo por Francisco de Montejo com ajuda de Alonso de Ávila, ambos experimentados ex capitães de Cortês, começou em 1527. Foi esta uma tarefa harto difícil. A primeira campanha realizada pelo oriente da península entre 1527 e 1529, bem como a segunda campanha, realizada pelo ocidente da península entre 1530 e 1535, foram repelidas pelas tribos mayas, quem em forma organizada atacaram as posições espanholas na cidade real de Chichén Itzá.
Francisco de Montejo quem tinha conseguido o título de "adiantado" para a península de Yucatán, também tinha interesses nas gobernaciones de Guatemala, Chiapas e Tabasco, os quais distraíram sua atenção durante cinco anos, pelo que suspendeu as actividades de conquista entre 1535 e 1540.
Foram Francisco de Montejo e León "o Mozo" e Francisco de Montejo, o sobrinho quem conseguiram submeter pouco a pouco à cada uma das tribos mayas na cada jurisdição (Kuchkabal) dos ah Canul, tutul xiúes, cocomes, cheles, cupules, e outras em uma terceiro campanha que iniciou em 1540 e terminou em 1546.
Francisco de Montejo, reuniu-se com seu filho e sobrinho em San Francisco de Campeche em 1546 para exercer seu gobernación, mas uma nova rebelião das tribos mayas estalló coordenadamente na região, pelo que os Montejo tiveram que realizar um labor de reconquista em toda a zona oriental da península durante um ano mais, conseguindo seu objectivo em 1547.


As principais cidades da península

  • Yucatán: Mérida, ao noroeste da península
  • Quintana Roo: Cancún, no noroeste da península sobre a costa do Caribe mexicano.
  • Campeche: San Francisco de Campeche, ao sudoeste da península, no golfo que leva seu nome.
  • Campeche: Ciudad del Carmen, no extremo sudoeste. Na ilha com o mesmo nome.
  • Quintana Roo: Chetumal, ao extremo sureste de la península en el litoral caribeño.
  • Quintana Roo: Playa del Carmen, ao sul de Cancún, no litoral do Caribe.
  • Yucatán: Tizimín, na região ao noroeste do Estado de Yucatán.
  • Yucatán: Valladolid, na zona oriental do Estado de Yucatán.
  • Yucatán: Puerto Progreso, no litoral do Golfo, 30 km ao norte de Mérida.
  • Yucatán: Izamal, Uma das cidades mais antiguas da península, 70 km ao oriente de Mérida.
  • Campeche: Champotón, no sudoeste da península, ao sur de San Francisco de Campeche.
 Que tal conhecer a grande fortaleza?

Chichén Itzá
Entre as construções maias remanescentes do sítio arqueológico de Chichén Itzá, na península de Yucatán, está a pirâmide de degraus provavelmente também utilizada para fins ritualísticos. 

Fundada por volta de 514 a.C, a cidade de Chichén Itzá foi abandonada em 670 e reconstruída 300 anos mais tarde, quando se tornou o centro da cultura maia e a cidade mais importante do nordeste de Yucátan.
Sua arquitetura denota influência tolteca, civilização mexicana anterior aos maias. "O Castelo" em Chichén Itzá, México, foi erguido em harmonia com o calendário Maia. 

São 91 degraus em cada um dos quatro lados, totalizando, portanto, 364 degraus. 


 Curiosidades:
Foram os mayas quem estabeleceram as primeiras cidades na península, ainda que possivelmente tenha tido habitantes e poblamientos prévios (ca. 8000AC) que parecem se demonstrar com descobertas paleontológicos (Lol-Tun) relativamente recentes. Com relação aos mayas sabe-se, no entanto, que os primeiros dentre eles baixaram do Petén, para instalar na região suroriental da península na zona de Bacalar, Quintana Roo e que o fizeram para o ano 250 DC. Foram os Chanes, povo ou tribo maya que antecedió aos Itzáes, quem mais tarde, para o ano 525DC começaram a se mover para o oriente da península, fundando Chichén Itzá, Izamal, Motul, Ek Balam, Ichcaanzihó, hoje a Cidade de Mérida e Champotón.
Mais adiante, teve outros grandes centros urbanos mayas em Yucatán, ainda que a cada cidade tinha autogoverno e força militar (com similar organização às polis gregas), todos se identificavam como mayas. Na península as três cidades principais foram, aparte de Chichén Itzá, Uxmal e Mayapán. Estas formaram a Une de Mayapán que era uma espécie de confederación para ter apoio mútuo quanto a comércio e defesa de suas fronteiras. O poder desenvolvido pelo Triplo Aliança durou pouco, pois Hunac Ceel Cauich, senhor de Mayapán, brigou e derrotou a Chac Xib Chac de Chichén-Itzá, quem fugiram e estabeleceram-se no lago Petén-Itzá, ao norte de Guatemala, segundo o relato do Chilam Balam de Chumayel.
Muitas cidades peninsulares actuais em sua origem foram localidades mayas: Mérida (Tho), Campeche (Akimpech), Chetumal (Chaktemal), etc. Do mesmo modo, muitos nomes actuais são herdados do povo maya aos yucatecos modernos: Canul, Cahuich, Cohuó, Pech, Chi, Ai, Pat, Ucán, Tzec, Yah, Ixba são apellidos que ainda se conservam em pleno século XXI e têm sua origem nos antigos mayas.



Fontes: Wikypédia/wikilingue/Mistérios Antigos

1 comentários:

Anônimo disse...

Gente fui na Cidade do México, em Cancun e em Puerto Vallarta e Juro que nunca vi lugares täo lindos e täo encantadores quanto!! Já fui para vários países, mas o México é um que sempre que posso volto, porque lá é fantástico.

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template