diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: As maravilhosas Cegonhas BlogBlogs.Com.Br

sábado, 13 de novembro de 2010

As maravilhosas Cegonhas


Você sabia que a Cegonha é fiel por toda a vida?
Sim é verdade a Cegonha Branca fica toda a sua vida com um mesmo parceiro.
Talvez por isso o nome desta ave em hebraico signifique "Alguém fiel" e isto não é um privilégio só do parceiro não,esta ave é fiel também as suas origens pois a maioria delas voltam aos seus ninhos ano após ano,logo que o inverno se vai.
O macho e a fêmea dividem a incubação e a alimentação dos filhotes numa dedicação extrema
A Cegonha e uma ave com uma envergadura de 95 a 105 cms de comprimento e uma beleza uniforme na forma com que voa com suave elegância. .
O seu habitat é variado e a alimentação inclui pequenos vertebrados. São animais migratórios e monogâmicos. As cegonhas não têm faringe e por isso não emitem sons vocais, emitem sons batendo com os bicos, actividade a que se dá o nome de gloterar.
As cegonhas vivem em locais como campos abertos, margens de lagos e lagoas, zonas pantanosas, prados húmidos, várzeas, cidades, pântanos e pastagens.
Comem rãs, cigarras, cobras, insetos, minhocas e peixes.
Os filhotes saem da casca na Primavera e quando chove a cegonha abre as asas para protegê-los. Põe cerca de 3 a 5 ovos, a sua incubação é de 20 a 30 dias, as crias são indefesas e penugentas.
Entre as espécies conhecidas estão:
Cegonha-de-abdim








Ciconia episcopus




Cegonha-de-storm
Ciconia maguari



Cegonha-branca-oriental

Cegonha-branca      
Cegonha-preta


Curiosidades sobre a Cegonha.

Na mitologia grega, Antígona, a irmã de Príamo gabou-se a Hera da beleza de seus cabelos, o que fez com que a deusa invejosa os transformasse em serpentes.
Zeus apiedando-se de Antígona, a transformou posteriormente em cegonha.

Curiosidade II

Em Portugal perto de Vila Nova de Mil fontes, existe uma praia chamada ninho da Cegonha é um dos lugares mais belos do Planeta.

Curiosidade III 
A lenda da Cegonha....

Há muitos anos atrás , na Antiga Grécia , havia uma ninfa que gostava muito de bebês . Ela era amiga de uma deusa que casou – se com um mortal e foi expulsa por Zeus , do Olimpo , por causa disto .
O problema é que por castigo de Zeus , esta mulher não poderia engravidar , embora este fosse seu maior sonho  . A ninfa soube desta história e resolveu procurar na Terra por um bebê abandonado . Esta criatura andou e caminhou bastante , mas não encontrou nada . Como estava cansada , ela decidiu nadar num rio da Grécia . Quando , de repente , ela viu uma cesta flutuando , onde se encontrava um neném . A ninfa não perdeu tempo e levou a criança até a deusa , que adotou o bebê .
Zeus ao saber disto ficou furioso e como castigo transformou a ninfa em cegonha .
Diz o mito  que a partir daquela dia , esta cegonha passou a encontrar bebês abandonados  para as mulheres que não podiam ter filhos .
O tempo se passou e esta lenda chegou até a antiga Escandinávia com algumas alterações . Lá , na época em que os bebês costumavam nascer em casa , as mães diziam aos filhos que as crianças foram trazidas pela cegonha , para justificarem o aparecimento repentino de um novo membro na família . Para explicar o descanso da mãe depois do parto e o quarto sujo de sangue , as mulheres falavam aos filhos que a cegonha tinha bicado as suas pernas .
Reza a lenda que quando uma cegonha faz ninho na chaminé de uma casa é sinal de que uma das mulheres ficará grávida logo .

A escolha da cegonha como símbolo foi devido a sua característica dócil e protetora, que dedica atenção especial e carinho às aves doentes ou mais velhas. Os antigos romanos criaram uma lei incentivando as crianças a cuidarem dos idosos, denominada Lex Ciconaria (Lei da Cegonha).
Além desse motivo, há o do fato das cegonhas costumarem fazer seu ninho ao lado da chaminé das casas e voltarem sempre para o mesmo lugar, para pôr ovos e cuidar dos filhotes. A mistura de generosidade e fidelidade ao ninho criou um símbolo perfeito. A lenda se espalhou pelo mundo no século XIX, através dos contos do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.

Agradecemos as fontes.....
Fontes:Wikipédia/Terceira dimensão/symbolom

3 comentários:

Marcos Mariano on novembro 13, 2010 disse...

Cara que fantastico isso, primeira vez que leio algo a respeito da segonha bem interessante, não sabia que existiam animais capazes de ser fieis, acho que essa é uma atitude inteligente, é cinal que a segonha não é um animal tão inrracional

Gaga Moster disse...

gostei das fotos, obrigada por ajudar
beijosbeijos ,*

Anônimo disse...

Marcos mariano, elas certamente são mais racionais que você...

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template