diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: Alerta sobre os recifes de corais! BlogBlogs.Com.Br

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Alerta sobre os recifes de corais!


A Organização Meteorológica Mundial (OMM),alertou na quarta-feira a perda de cerca de 20% dos recifes de coral, considerados sistemas complexos que incluem muitos animais e plantas.
Em um informe sobre "Clima, Carbono e Recifes de Corais", a OMM afirmou que outros 25% dos corais do mundo estarão ameaçados durante os próximos 100 anos, devido aos efeitos da mudança climática.
Entre os principais fatores que podem prejudicar esses ecossistemas estão o aumento da intensidade dos ciclones e a acidificação dos oceanos, que absorvem excessivas quantidades de dióxido de carbono (CO2) da atmosfera.
A OMM enfatizou ainda que nos recifes vivem 25% das espécies marinhas e que, em términos econômicos, os corais têm um valor anual de US$ 30 bilhões por seu papel na proteção das costas, na produção de alimentos e no turismo.




Que o clima no planeta tem influencia nos seres vivos que aqui residem é fato.
Fenômenos cada vez mais freqüentes tem chamado ainda mais a nossa atenção para fatores até então mencionados apenas em filmes de ficção científica.
Ciclones,furacões,maremotos,Tsunamis tudo acontecendo continuamente em todos os cantos do planeta são
a prova de que tem algo acontecendo por aqui e nós somos os culpados.
Pois a natureza esta apenas respondendo ao nosso ataque.
E os recifes são alguns dos primeiros seres a sentirem estas mudaças ocasionadas na natureza.
Isso tudo não é novidade para os cientistas que observam suas informações sendo ignoradas a muitos e muitos anos.

Não precisamos ir bem longe,em 2008 uma pesquisa alertava o problema.
Veja um trecho da matéria.
"Os corais estão cercados por ameaças em escalas globais e locais. Ameaças locais — que primariamente resultam da intrusão humana — incluem desenvolvimento da costa, sedimentação resultante da erosão e desflorestamento, despejo de esgoto, carregamento de nutriente e eutroização da corrida agrícola, mineiração e captura predatória de animais para comércio e atividades recreacionais"
Em uma escala global, os recifes estão ameaçadas pelas altas temperaturas, que causam o descoramento ou a expulsão de algas simbióticas que provêm os corais com a subsistência, e acidificação oceânica, que causa mudanças em comunidades de recifes tornando mais difícil para os corais formarem esqueletos de carbonato que servem como sua base estrutural. Esses efeitos sinergéticos causam estresse fisiológico, enfraquecendo os corais e deixando-os suscetíveis à infecção por patogenias, incluindo bactérias e vírus. 


Alerta dado pelo amigo do Site Traque Atômico  
Além de falar sobre o que esta acontecendo e conscientizar seus leitores o site  alerta para as várias técnicas de pesca completamente nocivas que envolvem a utilização de compostos perigosos, tais como o cianeto e a dinamite. Esses métodos contaminam as águas, destruindo a  ciclo de vida e os nutrientes que este ecossistema necessita para manter o equilíbrio, provocando conseqüências negativas. Por meio destes métodos de pesca, ocorre a destruição de algumas áreas em que os corais estão se desenvolvendo, e também ocorre a expulsão das algas simbióticas. Como resultado, grande parte dos recifes pode ser destruídos, causando perturbação ao ciclo de vida e de nutrientes de que o ecossistema depende.
A morte das algas zooxantelas, uma alga simbiótica, está se tornando mais freqüente e evidente. Isso pode soar como algo não tão importante (considerando nossa visão de que algas são pragas em lagoas e lagos), mas tem um efeito dominó, que pode derrubar um nível chave do ecossistema de corais.
  As algas são componentes bióticos chaves que vivem em simbiose com os corais. Esses seres fotossintéticos (usam a luz do sol para fixar carbono e gerar energia) tornam o coral como uma fonte essencial de energia, que os fitoplânctons consomem, e a passam para as diferentes espécies de peixes e crustáceos. Estas algas também são responsáveis por compor as vastas e vivas cores dos corais, tornando-os um sítio atrativo para milhares de lares e nidificações de espécies.
   A destruição das algas zooxantelas provoca "branqueamento" e a morte dos recifes de coral e de todo o ecossistema, o que provoca a remoção de habitats e de alimentos que são importantes também para o desenvolvimento de organismos de água doce.
   A pesca demasiada, e a exploração dos corais para fins comerciais e de lazer, estão aumentando, devido a um aumento no interesse comercial em aquários e jóias. Estas ações resultam em morte dos corais mais jovens. 

1 comentários:

Anônimo disse...

sim é muito importamte e é muito emteresante espero que preste atençao e preserve a natureza beijao pra vcs de;nayara para;vcs ai amo vcs

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template