diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: Um sobrevivente com 76 milhões de anos BlogBlogs.Com.Br

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Um sobrevivente com 76 milhões de anos


Solenodontidae é uma família de mamíferos insetívoros nativos das ilhas de Cuba e Hispaniola. Contém um único gênero Solenodon. São conhecidos vernacularmente de solenodonte ou almiqui. Existem duas espécies bastante semelhantes: o solenodonte-de-cuba (Solenodon cubanus) e o solenodonte-do-haiti (Solenodon paradoxus), que habita a ilha de Hispaniola. Outras duas espécies estão extintas.
Este animal é um verdadeiro fóssil vivo, de cujos antepassados foram encontrado ossos que datam de há 30 milhões de anos.
Seu corpo tem um comprimento de 28 a 32 cm e a sua cauda mede de 17 a 27 cm. De hábitos noturnos, anda em zigzag; sua saliva é venenosa: o segundo incisivo de cada lado de sua mandíbula inferior tem uma ranhura ligada diretamente a uma glândula de veneno, de onde provém seu nome latino Solenodon, "dente sulcado".

O seu veneno é muito ativo: quando dois destes animais se encontram e brigam, ocorre que um dos dois morre envenenado por causa das mordidas do rival.

O Solenodonte possui um focinho longo e pelado, embora lembre um rato.
Tem uma cauda escamosa quase sem pelos,pelagem dura e pernas traseiras carnudas.
O periodo de caça destes animais é o noturno.
Ele sobrevive caçando gafanhotos, grilos, vaga-lumes e, às vezes aproveita restos de  carne em decomposição.
 
O Solenodonte é um dos raros mamíferos venenosos que podem ser encontrados, atualmente, na natureza. O veneno é solto através das presas quando se sentem ameaçados, porém é um animal inofensivo.
Pra quem acompanhou a reportagem na rede de TV BBC em um zoológico e achou demais este documentário com este verdadeiro fóssil vivo se surpreendeu ainda mais com a matéria veiculada pelo SBT no Programa Aventura Selvagem,pois foi a primeira vez no mundo que este animal foi filmado na natureza e a matéria feita por Richard Rasmussen é de emocionar,ele conseguiu " mostrar este cara na natureza".
Este mamífero esta ameaçado de extinção e vale lembrar que este bicho sobreviveu a queda do meteoro que extinguiu os dinossauros ou seja esta espécie sobrevive a pelo menos 76 milhões de anosele é o ultimo dos moicanos no que se refere a espécies deste tipo e viu tudo a sua volta ser extinto.
Sam Turvey, da Sociedade Zoológica de Londres declarou.
A chave para esse mistério pode estar em cavernas escondidas na floresta tropical dominicana. Ao vasculharem cavernas da região, os cientistas perceberam a falta de ossos do solenodonte de Hispaniola, enquanto fósseis de outras espécies que hoje são extintas eram muito mais comuns.
"Porque essas espécies desapareceram enquanto eles sobreviveram? Quais eram as diferenças ecológicas chaves entre essas espécies?" A resposta pode estar na versão atual do animal. "Há um conceito de que o solenodonte é um 'fóssil vivo', porque parece ter retido algumas características, potencialmente ancestrais"
 O tamanho do solenodonte de Hispaniola também pode ter contribuído para sua sobrevivência, especialmente durante a chegada de Cristóvão Colombo à ilha, em 1492.


Na época, ratos que estavam no navio invadiram a ilha, causando caos entre as espécies existentes lá.
Se fosse menor, o solenodonte, que é do tamanho de um coelho, provavelmente teria sido devorado pelos ratos. Se fosse maior, poderia virar presa de humanos.

0 comentários:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template