diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: Crueldade contra animais,até quando? BlogBlogs.Com.Br

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Crueldade contra animais,até quando?

A crueldadecontra os animais continua acontecendo em todas as partes do mundo e de todas as formas possíveis e imagináveis.
Será que algum dia vamos nos conciêntizar dos atos cometidos contra seres tão frágeis?
Poderiamos passar meses falando sobre os diversos crimes cometidos contra animais todos os dias e mesmo assim não conseguiriamos expor todos.
É lamentavel,mas é a pura realidade.
Vamos citar alguns casos para se ter idéia do que estamos expondo aqui.
Em 11 de janeiro de 2010 foi registrado no site Canguçu em Foco um caso grave de descaso pela vida,um homem em plena madrugada e não se importando com as testemunhas do fato matou uma cadela com dois tiros quase em frente a ao Mercado Reneem Canguçu e se prestarmos atenção no fato veremos na foto que o seu companheiro segundo descreve o próprio site ficou ao seu lado até o meio dia do dia seguinte.
Uma cena sem dúvida nenhuma comovente.
Gostaria aqui de pedir licença ao Jornalista Robson Fernando do Observatório da Imprensa e citar aqui suas palavras postadas na reportagem do dia 23/02/2010
Não podemos mais deixar que o sofrimento, a exploração e a crueldade contra animais continuem sendo tratados como coisas inocentes, curiosas e engraçadas.
Teriamos aqui várias fotos para postar relatando maus tratos a animais,mas em respeito a estes animais não postaremos pois é cruel demais.
São filhotes em condições precárias,animais colocados em rinhas para que matem uns aos outros,treinados sem piedade para não demonstrar piedade,animais pegos filhotes e abandonados a própria sorte depois que atingem a idade adulta.
Animais de idade avançada cheios de doenças tratados como inconvenientes.
Nós temos de dar um basta nisto!
Como?
Denuncie.
A sua atitude pode salvar a vida destes animais.
 O site da APCCA da a dica do que fazer quando presenciar um ato criminoso contra algum animal e vamos postar aqui suas dicas:
Existem muitas coisas que você pode fazer caso suspeite que um animal esteja sendo vítima de atos de crueldade, por um conhecido ou por um estranho, mas, sem dúvida nenhuma, a mais importante é denunciar às autoridades. Via de regra, a denúncia pode ser feita em qualquer delegacia de polícia ou ainda diretamente ao Ministério Público. Algumas cidades contam com órgãos especiais para tratar de casos de crueldade contra animais, enquanto outras sequer contam com promotores ou delegacias de polícia ou pior, existe resistência dentro dos órgãos, e a autoridade se nega a oficializar o procedimento investigativo alegando não se tratar de crime ou não estar em sua esfera de atuação. Se você estiver em dúvida sobre quem deverá contatar, procure a filial da OAB mais próxima ou uma entidade de defesa dos direitos dos animais e pergunte sobre quem é o responsável pela investigação destes casos em sua comunidade.
Caso você esteja presenciando a prática de atos de crueldade ligue para o 190. Crueldade contra animais é CRIME e a polícia militar saberá deslocar policiais treinados para este tipo de situação.
A reincidência nestes crimes é a regra, não a exceção e muitas vezes a investigação sobre atos de crueldade acaba levando à descoberta de outros crimes, praticados contra seres humanos. Não é incomum policiais acharem evidencias de abuso doméstico, abandono de incapaz, drogas ou outras situações de perigo. Denunciar atos de crueldade contra animais pode salvar vidas humanas.
Quando é praticado um crime contra alguém que amamos somos varridos por uma enxurrada de emoções: raiva, mágoa, preocupação, nojo... O mesmo acontece quando nossos animais são as vítimas. O fato é que existem coisas que você pode fazer. A crueldade é CRIME e deve ser tratada como tal.
Não tente resolver a situação sozinho. As autoridades estão aí para ajudar e quanto mais cedo elas se envolverem no caso, melhor.
Montando o Caso
Muito embora você não deva tentar resolver a situação por conta própria, existem coisas que você pode fazer para ajudar. Na grande parte dos casos de crueldade, não existe uma prova incontestável que ligue o acusado ao fato. Não há flagrante, uma arma saindo fumaça na mão do suspeito, tudo pode ser contestado. A vitória dependerá da somatória das evidências apresentadas, então é muito importante reuni-las com cuidado.

Tire Fotos

Quando possível, tire fotos – com a função data ou com algo que mostre quando a foto foi tirada. Se você estiver encontrado dificuldade em fazer com que a polícia investigue um ato de crueldade, fotos claras e precisas podem fazer toda a diferença, convencendo-os sobre a necessidade de intervir.
Mas cuidado. Só tire fotos se não houver risco para você, se for seguro. Invadir propriedade particular para tirar fotos de possível abuso é perigoso e pode lhe causar problemas, inclusive legais. Existem casos específicos em que se permite a invasão e se você não estiver enquadrado, poderá ser processado e ainda ser proibido de usar as fotos como prova, já que foram ilegalmente obtidas.

Documente telefonemas, reclamações, etc.

Anote das datas e horários que você chamou as autoridades para atender o caso. Se você conversou com o suspeito, anote a data, hora, local e o que foi discutido. Caso ele tenha ameaçado você, seus familiares ou seus animais, inclua as ameaças em suas anotações, com data, horário e circunstâncias em que foram feitas.
Se você suspeita que haja rinha ou qualquer briga de animais em um local, anote data e horário em que observa grande número de pessoas entrando no lugar ou ainda um número de carros maior do que o normal estacionado nas redondezas, especialmente à noite e nos finais de semana.

Caso seu animal não sobreviva

Se, em decorrência do abuso, foi preciso intervenção de um médico veterinário, peça que seja feito um relatório especificando as lesões e suas causas, para juntar demais às provas. Caso seu animal não sobreviva ao abuso, peça ao seu veterinário para que seja feita a necropsia. Da mesma forma que nos casos de homicídio, a necropsia pode fornecer informações valiosas sobre as causas da morte e a extensão dos danos provocados. Estas informações são vitais à investigação e eventualmente ao processo contra o criminoso.

O seu blog animal deixa aqui sua indignação.


Fontes:APCCA/Canguçu em Foco/Observatório da Imprensa

0 comentários:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template