diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: Exemplo dado pelas crianças... BlogBlogs.Com.Br

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Exemplo dado pelas crianças...

Em uma pequena escola de ensino fundamental situada numa região rural da suécia,os alunos duma classe do terceiro ano primário queriam saber o que podiam fazer para salvar a floresta tropical.
Com a ajuda do professor,arrecadaram dinheiro e em 1988 compraram 6 hectares de floresta tropical ameaçada de extinção.Assim nascia o projeto Floresta Tropical Eterna das Crianças.
Como tudo começou: Suécia 1987  onde o estudo das florestas tropicais levou um aluno de nove anos de idade, Roland Teinsuu a perguntar o que eles poderiam fazer para manter a floresta e os animais que vivem nele seguro da destruição.  O jovem   Roland lançou uma campanha para arrecadar dinheiro para ajudar na compra MCL (Monteverde Cloud Forest) e salvar a ameaçada floresta tropical da Costa Rica.  Com a mão da professora Eha Kern e seu marido, Bernd, e assistência da bióloga tropical Sharon Kinsman, que introduziu o projeto Monteverde para a escola, Roland e seus colegas conseguiram dinheiro suficiente para comprar seis hectares de floresta tropical, a um custo de US $ 250 por hectare, incluindo levantamento, pesquisa de título, e taxas legais relacionadas com a compra.


A notícia se sobre o projeto logo se espalhou,e crianças de 44 países uniram suas forças.Já na época o dinheiro arrecadado deu para expandir a área protegida e anexar milhares de Hectares em três lados da Reserva da Floresta Nublada de Monteverde.
Os seis hectares preservados, com sede perto de Monteverde, em 1988, cresceu para mais de 54.000 hectares de terras, a maior reserva particular na Costa Rica, na fronteira dos três lados do Monteverde Cloud Forest Reserva Biológica.  Mas não pense que o MCL parou aqui ... esforços por novas aquisições estão em andamento!
A Floresta Eterna das Crianças e Monteverde, bem como outras áreas próximas, tem sido o foco de inúmeros estudos devido sua vasta coleção de plantas e animais.  Desde 1960, muitos naturalistas, os alunos e biólogos têm contribuído para o conhecimento da floresta tropical úmida e outros habitats adjacentes.


 Até à data, foram 60 espécies de anfíbios, 101 de répteis, 425 aves e 121 espécies de mamíferos registradas nesta área.  Isso perfaz um total de 707 espécies de vertebrados terrestres que representa 50,5% do total de espécies conhecidas na Costa Rica.

7 comentários:

Alceu A. Sperança on fevereiro 12, 2010 disse...

Genial a iniciativa e genial você por trazer essa belíssima notícia.

Pró-Letramento Matemática Ptga on fevereiro 12, 2010 disse...

Fico fascinado em conhecer um projesso desse
Parabéns aos professores que deram asas à imaginação das crianças e tornou seus sonhos em realidade. Se em cada canto da terra,um projeto como esse fossem desenvolvido, em breve, o Planeta estaria salvo. Parabéns também à vc que postou esta matéria.
Abraços

on fevereiro 12, 2010 disse...

Fiquiei emocionada com a iniciativa dessas crianças que hj são adultos e devem se orgulhar do que fizeram e fazem.
parabéns

Júlio [Ebrael] on fevereiro 12, 2010 disse...

Será que dá de a gente ajudar a comprar tbm?? Sem ironias, será que há como comprar e nos unirmos, conseguindo apoio técnico??

Post fantástico!! A união e a esperança fazem a Força!!

Abçs!!

Mari Costa on fevereiro 12, 2010 disse...

Oii
Que noticia sensacional, parabens por essas crianças idealizadoras desse lindo projeto e o professor que ajudou a executar.Precisamos de pessoas assim e propagar esse tipo de noticias positivas.
Bjs

BLOGZOOM on fevereiro 13, 2010 disse...

Isto demonstra que quando o homem quer é capaz de melhorar tudo que um dia já destruiu. Seria fantastico que tal projeto fosse adotado por mais outras pessoas neste planeta.

O Reino dos bichos on fevereiro 15, 2010 disse...

Valeu a todos que comentaram e também aos que não comentaram.
Aqueles que deram uma passada para conhecer este maravilhoso projeto que continua em atividade na Costa Rica....e quanto ao comentário do Ebrael Shaddai a resposta é sim....podemos ajudar o projeto que recebe todos os anos donativos de todas as partes do mundo....Fico feliz que tenham gostado da matéria,pois o mundo tem jeito se unirmos forças e lutar pela mudança.....

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template