diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: Em uma das pesquisas da net descobri este projeto maravilhoso. BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Em uma das pesquisas da net descobri este projeto maravilhoso.

Pessoas Portadoras de Deficiência Mental contribuem para um mundo ambientalmente melhor e ainda crescem socialmente, através de práticas educação ambiental.

O CAZON é vinculado a FADERS que quer dizer: Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas para Pessoas Portadoras de Deficiência e Altas Habilidades no Rio Grande do Sul. 
Ligado à ligada Secretaria de Educação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul o projeto tem como finalidade o desenvolvimento de atividades ocupacionais à Pessoas Portadoras de Deficiência Mental - PPDM na idade adulta (dos 18 aos 54 anos).
As atividades  ajudam  no desenvolvimento emocional e social das PPDM e vão de oficina de produção á arte e artesanato,artes domésticas,recreação e lazer,técnicas agrícolas e educação ambiental,apoio pedagógico, educação física e terapia ocupacional,o que ajuda muito no seu crescimento como cidadãos e aprimoramento de suas habilidades.

Uma das atividades a Oficina de Técnicas Agrícolas e Educação Ambiental tem como plano de ação trabalhar a preservação ambiental e a inclusão de portadores de deficiência, visando desenvolver à percepção ambiental,.
Este contato com a natureza, permite as PPDM desnvolver as mudanças comportamentais necessárias para busca constante de crescimento como seres humanos. Neste contexto, são desenvolvidas atividades de percepção e contato direto com a natureza. 
Abaixo uma pergunta interessante feita e respondida pelo Dr Jorge Amaro de Souza Borges que aliás escreveu a natéria abaixo que esta no site;http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./educacao/index.php3&conteudo=./educacao/programas/ea_pne.html
Como isso afetará estas pessoas?
Diferentes estudos têm mostrado que o contato com a natureza influência na saúde física e mental das pessoas (Fundação Gaia, 1995), a capacidade de fantasiar é maior (Grahn, 1996) desenvolvendo uma maior coordenação motora e melhor capacidade de concentração e diminuição do estresse causado pelo fluxo intenso das grandes cidades. Os trabalhos são direcionados a turmas, constando no máximo 15 (quinze) aprendizes. Procura-se abordar as potencialidades individuais de cada um, buscando seu aprimoramento e crescimento coletivo. Dentre as temáticas trabalhadas, dois foram os eixos estruturadores: manejo de resíduos sólidos e agroecologia.

Objetivos Gerais
Implementar um conjunto de propostas e metodológicas de trabalho visando um processo de Alfabetização Ecológica, utilizando como eixos estruturadores a Agroecologia e o Manejo de Resíduos Sólidos de forma transversal e continuada.
Sensibilizar os aprendizes e a comunidade na qual está inserido o CAZON no sentido de tornar o ambiente propício à realização de atividades práticas de utilização e preservação da natureza.
Estimular, nos aprendizes, através de uma atividade organizada e contínua, o respeito e a responsabilidade com o meio ambiente.
Promover a orientação técnica de atividades práticas específicas visando preparação para trabalhos de geração de renda de acordo com as potencialidades individuais da cada um.

Objetivos Específicos
Oportunizar, através do desenvolvimento do projeto, a realização de atividades básicas que visam a sondagem de aptidões e interesses, bem como valorizar o trabalho agrícola em primeira instância.
Proporcionar condições para o real aproveitamento da oficina no sentido de obter, como produto final, a dinamização e a objetividade do processo ensino-aprendizagem, possibilitando a integração de todas as áreas de estudos.
Aplicar, em situações reais, os conhecimentos teóricos e práticos relacionados à oficina.
Reorganizar a paisagem do CAZON, desenvolvendo o sentimento de racionalização e de preservação dos recursos naturais.
Aperfeiçoar a habilidade de manejar instrumentos básicos.
Potencializar a relação aprendiz-CAZON-família como forma de instrumentalizar ações no sentido de realizar trabalhos de forma integrada, ampla e abrangente.
Criar uma atitude de aceitação e valorização do trabalho, como atividade indispensável ao homem.
Facilitar as aquisições cooperativas e interativas, daí a importância da dinâmica sócio-pedagógica (relação entre a instrução grupal e a programação individual).
Facilitar a habituação, com mais tempo investido nas atividades e com menos tempo de transição entre elas.
Variar as atividades de uma forma sistemática.
Proporcionar atividades extracentro (garantir amplos contatos com o meio).
Minimizar o comportamento de dependência e aumentar o poder de iniciativa e sentimento de integridade.

Resultados
Em quase dois anos de atividades, a oficina já apresenta pontos significativos que merecem destaque:

- Fundação do Clube da Árvore Amigos da Natureza, em parceria com o Instituto Souza Cruz, sendo realizados plantios comunitários, coleta de sementes, implementação de viveiro e oficinas temáticas;

- Implementação da Coleta Seletiva no Centro dando destino adequado aos resíduos gerados com participação efetiva de aprendizes, funcionários e comunidade;

- Participação das PPDM em diferentes espaços divulgando nossas propostas de trabalho como no Fórum Internacional das Águas, no I Congresso Brasileiro sobre Agroecologia e no Ciclo de Estudos para a Sensibilização de Multiplicadores em formação Integral / Alfabetização Ecológica. Neste ultimo, o trabalho “Educação Ambiental e Inclusão Social: Vestígios que apontam caminhos” foi escolhido em primeiro lugar para concorrer ao prêmio Goethe de Educação Ambiental em 2004, instituído pelo Instituto Goethe;
- Prestação de serviços, na área da jardinagem e paisagismo ao Colégio Unificado e ao Banrisul proporcionando renda e valorização através de ações sistemáticas;

- Parceria constante com projetos e programas afins de diferentes órgãos e instituições que tem como filosofia de ação as questões socioambientais;
- Atualmente temos interfaces com o Programa Reciclar - a vida em nossas mãos (Banrisul), com a ONG Sempre Amigo (Unificado), com o Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DMAE), com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAM), com a Emater - RS, com a Rede Social (FIERGS), com a Empresa Renner Hermann, com o Instituto Souza Cruz, com a Escola Técnica de Agricultura de Viamão, com a Prefeitura Municipal de Viamão, com a Usina Bigger Comunicações entre outros, demonstrando a capacidade de interlocução destas pessoas em diversificados segmentos.

Estas ações proporcionam as PPDM condições de desenvolverem sua cidadania e serem protagonistas de sua própria história. E ainda lutam pelo que temos de mais sagrado - a vida, o planeta, a natureza... Gostaríamos de mostrar a sociedade nosso trabalho e demonstrar a sociedade estas alternativas de trabalho ocupacional a PPDM, que proporcionam resultados fantásticos.

Jorge Amaro de Souza Borges é Técnico Agrícola e Educador Ambiental ( cazonambiental@bol.com.br Tel: (51) 3348 1563)
Fonte: Ambiente Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template