diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: Vida abaixo de zero-Um cobertor de espécies BlogBlogs.Com.Br

domingo, 17 de janeiro de 2010

Vida abaixo de zero-Um cobertor de espécies

*A neve tem um  papel importante na preservação das plantas e constitui frequentemente na única fonte de água para irrigação de vastas regiões montanhosas.
Esta água  solidificada que frequentemente tem o formato de cristais hexagonais e algumas vezes podem se formar com o céu aberto,espontaneamente ou em presença de sublimação convenientes, antes que a quantidade de vapor d'água na atmosfera seja suficiente para formar nuvens. Olaus Magnus, arcebispo de Upsala, Suécia, foi quem observou pela primeira vez, em 1555, a simetria hexagonal dos cristais de neve. O britânico Robert Hooke, um dos principais cientistas a realizar observações ao microscópio, publicou vários desenhos dos cristais de neve em sua Micrografia (1665).*
*Obs: Esta parte de texto foi obtida no site Portal em Div
As partículas da neve variam no tamanho dos cristais quase demasiado pequenos para ver a olho nu,até aos flocos de 1 polegada (2,5 centimetres) ou mais no diâmetro. Alguns dos cristais os mais minúsculos ocorrem na gelo-névoa, uma névoa que possa dar forma nas regiões árticas quando a temperatura é extremamente baixa (Bain.).
A neve contém muito ar retido entre os cristais. Esse notável fator a torna um bom isolante contra o frio extremo,protegendo sementes e plantas até o degelo da primavera.


Podemos chamar a neve carinhosamente de um gigante cobertor natural.
Debaixo deste cobertor a vida continua seu ciclo natural.


Animais como Lemingues,ratos silvestres e mussuranhos realizam suas tarefas diárias buscando alimento.
Uma maravilha da natureza.
Além do seu casaco de inverno,estes bichos conseguem manter a temperatura do corpo pois seu metabolismo acelerado funciona como um aquecedor isolante natural.
E como todo aquecedor precisa de combustivel,o dia a dia destes animais e extremamente corrido em busca de alimentação.
Os mussuranhos por exemplo comem todos os dias o equivalente ao seu peso em insetos,larvas e pupas.
Porém estes animais pequenos também são fonte de combustivel de outros animais,seus predadores naturais como a Coruja,doninha grande e doninha anã.
As doninhas são muito ágeis e conseguem transitar nos labirintos sob a neve em busca de comida,chegando a caçar coelhos maiores que elas.


As corujas são predadores implacáveis,com sua audição aguçada pode detectar e perseguir um rato silvestre se movimentando em baixo da neve,desde que a camada não esteja muito alta.
Assim que o alvo é localizado o bote é fatal,um voô certeiro prende com garras fortíssimas a vitima selando seu destino.


Mas a neve alta pode significar uma sentença cruel aos predadores,pois com ela vem a fome e a morte.
Outro fator é que a neve alta pode resultar numa super população de presas.
Muitos animais para não morrerem de fome durante este periodo recorrem as reservas de gordura acumuladas durante os meses mais quentes.
No entanto alguns ainda encontram comida disponível.
Os Alces mordiscam galhos novos especialmente pinheiros,os esquilos comem sementes nutritivas que acumularam com tanto trabalho,as lebres comem raminhos ,brotos e cascas de árvore,além de certas espécies de aves que se alimentam de frutinhas congeladas e ramos de pinheiro.

Muitas aves usam a propriedade isolante da neve para se manterem aquecidas,enquanto descansam.
Exemplo: Pardais,Pintarroxo,pilro chileno,galo lira,etc...
Se a camada de neve for alta e macia algumas aves mergulham nela como se estivessem mergulhando em água,não deixando assim rastro a ser seguido por algum outro predador.
Um vez dentro da neve, as aves escavam cerca de 90 centímetros de comprimento.


Com a mudança de estação alguns animais trocam sua roupa natural por casacos de inverno que se transformam em camuflagem e mesmo durante esta mudança algumas espécies ficam protegidas contra predadores pois suas tonalidades combinam com o ambiente em transformação.


Na imagem acima um urso pardo é camuflado pela paisagem local.



Curiosidades:


1ª-As alterações climáticas ameaçam a sobrevivência dos lemingues - pequenos roedores com cerca de 15 cm de comprimento - mais do que a suposta tendência da espécie para o suicídio, informam pesquisadores noruegueses num artigo publicado na revista científica Nature.


 As populações têm diminuído significativamente na região sul da Noruega devido à modificação frequente - e até ao desaparecimento - da quantidade de neve considerada normal durante o inverno. As informações são do diário espanhol El Mundo. A espécie é conhecida por cometer suicídios em massa saltando de penhascos, mas esta fama não passa de um mito. Na verdade, os animais acabam caindo das encostas empurrados, por acidente, por outros elementos do bando nos períodos de migração.Para os cientistas, o aumento das temperaturas impede que os lemingues cavem buracos para se locomover entre a neve e o solo. Nas aberturas, eles encontram protecção de predadores e também as plantas de que se alimentam. Como há mais calor, a neve fica mole na primavera e essas passagens não se formam. "O número de lemingues está diminuindo e as populações desaparecendo", afirmou Nils Stenseth.

Fonte: Entra na Ciência



2ª-Lobos do Ártico são a maior das sub-espécies do lobo cinzento. Lobos do Ártico se adaptaram muito bem ao ambiente gelado onde vivem. Eles têm a pele branca, que lhes permitem misturar em seu entorno. Para ajudar a reduzir a perda de calor, eles têm mais ouvidos arredondado, um focinho curto e pernas mais curtas que as outras subespécies do lobo cinzento. Eles também têm o cabelo entre as almofadas das patas e pele muito grosso para mantê-los aquecidos a temperaturas que podem cair a menos 70 ° Celsius !!!, a região localizada acima da latitude 67 ° norte. A terra é coberta com neve e gelo na maior parte do ano.

Fonte: Cabrunco.com

1 comentários:

Anônimo disse...

que fofos
se os nossos cachorros fossem assim eu n soltaria

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template