diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: Ophiophagus é a cobra mais letal do mundo.... BlogBlogs.Com.Br

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Ophiophagus é a cobra mais letal do mundo....


É considerada a maior serpente peçonhenta do mundo. Seu tamanho pode chegar a 5,5 metros. Embora, normalmente ande arrastando-se como as demais serpentes, ela também pode erguer 1/3 do seu corpo e andar com a cabeça a 1,8 metros de altura; tornando-se ainda mais assustadora. Tem um comportamento agressivo, no qual expande o capelo (capuz) injetando em suas vítimas, uma quantidade enorme de peçonha. Em cada picada injeta 3 ml de peçonha, o suficiente  para matar um elefante,um tigre ou 14 pessoas adultas. Há quem diga que uma única picada pode conter 15 ml de peçonha.O coquetel de substâncias peçonhentas que é injetado dificilmente consegue soro suficiente para neutralizá-lo. Embora sua peçonha não seja a mais tóxica do mundo, ainda assim, torna-se uma das mais mortíferas pela grande quantidade com que é injetada.
Pode ser encontrada na Ásia, China, Malásia, Indonésia e Filipinas,em alguns destes países é venerada. É considerada a mais inteligente entre as serpentes e vive até 20 anos.
Caça durante o dia ou durante a noite. É uma excelente escaladora de árvores. Seu hábitat é dos mais diversificados, podendo viver em ambientes com até 1.900 metros de altitude.
Hábito alimentar. Seu gênero Ophiophagus é uma derivação de ofiófaga, que quer dizer: comedora de cobra. Embora tenha um cardápio diversificado, especializou-se em comer najas. Seu corpo possui substâncias imunes à peçonha da naja. A peçonha da cobra-rei tem ação neurotóxica e contém substâncias que neutralizam a peçonha das outras serpentes.
Reprodução.
A cobra-real (Ophiophagus hannah) possui algumas curiosidades reprodutivas desconhecidas em outras serpentes: é a única serpente do mundo que constrói um ninho para chocar os ovos. Depois de enrolar o corpo, puxa para junto de si, folhas e galhos de plantas para a construção do mesmo. Depois de colocar seus ovos no centro do ninho, ela os choca, tendo em geral, o macho por perto para lhe dar proteção. O período de incubação é de aproximadamente 60 dias e põe entre em média 24 ovos, e fica enroscada nos ovos até que estes ecludam, o que dura entre 60 e 80 dias.. Os filhotes nascem com 35 cm de comprimento e depois de fazer a primeira muda (10 dias depois), estão prontos para caçar, mesmo porque a peçonha, logo após o nascimento é tão potente quando a dos adultos. Também digno de nota é que, a fêmea pode devorar o macho e vice-versa, quando ambos se encontram para o acasalamento.

Um caso famoso envolvendo esta cobra aconteceu em 2006 um encantador de serpentes que ficou famoso como o "Rei das Cobras da Malásia" morreu depois de ser picado por uma ophiophagus durante um show , em Kuala Lumpur, capital malaia.

O encantador de serpentes foi levado para um hospital, mas acabou falecendo  estas informações  foram divulgadas pela BBC Brasil.

Ali Khan Samsudin, de 48 anos, ganhou o seu apelido no começo da década de 90, quando passou 12 horas por dia durante 40 dias em um pequeno quarto com 400 cobras. Em 1997, ele conseguiu outro título – o de "Rei dos Escorpiões" e entrou para o Livro Guinness dos Recordes, depois de se fechar em uma caixa com 6 mil escorpiões durante três semanas. A cobra que matou Samsudin foi uma Ophiophagus hannah de cerca de seis metros. Conhecida como Cobra-Rei, essa espécie é capaz de produzir veneno suficiente para matar um elefante com uma única mordida.Durante sua vida, ele teria sido picado 99 vezes. "Ele tinha sido picado por cobras-rei em outras três ocasiões", disse o seu filho, Amjad Khan, de 21 anos. "Então achávamos que não haveria problema", afirmou.
Khan, que disse ao diário britânico Daily Star que brinca com cobras desde que tinha três anos, disse que pretende seguir a carreira do seu pai.

1 comentários:

Anônimo disse...

nossa fiquei passada com essa historia achei muito interesante...

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template