diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: O menor cão do mundo. BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 20 de outubro de 2009

O menor cão do mundo.


Este cãozinho come pouco,não exige muito espaço e não sai todo dia pra passear.
O chihuahua é um bom cão de guarda,isto porque não para de latir enquanto não chama a atenção do dono para a situação que ele considera uma ameaça.
Isto sem falar que este cãozinho é extremamente valente e não se intimida com cães maiores do que ele.
Tem a cabeça arredondada,olhos brilhantes e distantes um do outro,olhar atrevido e orelhas eretas,pendentes para o lado enquanto dorme.
Alguns têm pelo curto e macio,outros longo e sedoso.
Podem ser de uma cor só-Vermelho,amarelo,azul ou chocolate- e os que são malhados ou sara pintados.
Uma característica marcante dos filhotes é a moleira no crânio,semelhante à de um bebê recem- nascido.
Origem do Chihuahua
A hipótese mais aceita é que seja descendente de um cão de porte pequeno chamado techichi,que convivia com o povo tolteca,no México,no nono século EC.
Prova disso encontra-se num mosteiro em Huejotzingo,construido por monges franciscanos com pedras tiradas das pirâmides de Cholula.Nestas pedras a escrições antigas sobre um cãozinho que lembra muito o Chihuahua atual.
Mais tarde os Astecas derrotaram os toltecas e a aristocracia adotou o chihuahua especialmente o azul,como objeto de veneração.Atribuíam a ele o dom de guiar os espíritos dos mortos em sua jornada pelas trevas.
Motezuma II,último imperador dos astecas era grande apreciador dos chihuahuas.
A história conta que ele tinha centenas desses cãezinhos,cada um com seu guardião.
Thelma Gray,historiadora e autoridade em chihuahuas,realizou pesquisas a respeito e concluiu que o cão nativo dos astecas havia sido cruzado com um cão de pequeno porte tipo terrier,introduzido no território pelos conquistadores espanhóis.Assim surgiu um cãozinho de porte ainda menor,o atual chihuahua.
O nome se origina do Estado de Chihuahua,no México,onde em meados do século 19 turistas americanos descobriram a raça e levaram exemplares para os Estados Unidos.

0 comentários:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template